COMUNICADO OFICIAL DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN – JULHO 2021

Cara Comunidade Acadêmica da Esan,

Em reunião realizada no dia 27 de julho de 2021, a Comissão de Biossegurança da Esan analisou o quadro atual da Pandemia do Covid-19, em Campo Grande/MS, e os seus membros decidiram, por unanimidade, que o segundo semestre letivo de 2021 continuará a ser ministrado, exclusivamente, na modalidade de Ensino Remoto de Emergência (ERE). O período que abrange o primeiro semestre letivo de 2021, já descrito no Calendário Acadêmico 2021, está disponível na página eletrônica oficial da UFMS e da Esan.

Assim, todas as atividades acadêmicas presenciais, inclusive as avaliações, permanecem suspensas, como nos dois semestres anteriores. A única exceção seria para aqueles casos em que o docente sentir a necessidade de realizar um encontro presencial durante o semestre para tirar dúvidas ou reforçar os conteúdos das aulas remotas. Neste caso, este encontro deverá ser agendado previamente, o número de alunos presentes será de 30% da turma no máximo, e a presença NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. Caso mais de 30% da turma deseje participar do encontro, o docente poderá agendar um segundo ou até terceiro dia para repassar o mesmo conteúdo para as duas ou três turmas. Para aqueles docentes que sintam a necessidade de outro tipo de reforço em sua disciplina, orientamos que seja utilizado o Edital para Monitoria Voluntária, aberto durante todo o ano, para que monitores possam auxiliar na fixação dos conteúdos das disciplinas.

As reuniões administrativas de Coordenações de Cursos, Colegiados e NDEs (graduação e de pós-graduação) deverão continuar a ser realizadas apenas por via remota, assim como as orientações de alunos em Estágios, bem como aqueles que fazem pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertação e Tese.

Durante o primeiro semestre de 2021, a Coordenação de Gestão Acadêmica da Esan (Coac/Esan) realizou um levantamento dos últimos 5 anos (2016 a 2020), comparando o número de aprovados, reprovados e desistentes, de todas as disciplinas da Esan. Apesar de serem números quantitativos, que não conseguem mensurar aproveitamento ou grau de aprendizagem, os resultados encontrados foram, em sua grande maioria, positivos. Em várias disciplinas, o número de aprovados foi mais alto em 2020 em comparação aos anos anteriores, e o número de reprovados e desistentes menor que a série histórica. Isso sugere que, apesar de serem tempos difíceis e que nos demanda muita adaptação e flexibilidade, os resultados alcançados com o ERE foram satisfatórios. Durante os três semestres em que nos encontramos na modalidade ERE, foram raras as reclamações em relação a problemas nas disciplinas. Esses resultados justificam e embasam a decisão desta Comissão na permanência do ERE para o segundo semestre de 2021.

As atividades administrativas, por parte dos técnicos administrativos, continuarão por via remota, enquanto houver normativa que possibilite o trabalho remoto, e continuará priorizando sempre o atendimento virtual. As entregas de certificados e diplomas continuarão a ser realizadas por meio de agendamento prévio, seguindo todas as orientações de Distanciamento/Isolamento Social, com atendimento presencial somente em casos urgentes. As entregas dos documentos solicitados dar-se-ão por meio de agendamento digital, via e-mails institucionais (https://esan.ufms.br/contatos-de-atendimento-durante-a-pandemia-de-covid-19/).

O Plano Local de Biossegurança da Esan está atualizado e em conformidade com o Plano de Biossegurança da UFMS. Ambos se encontram disponíveis em nossos sites institucionais.

A Comissão de Biossegurança da Esan reforça que nosso compromisso é com a preservação da saúde de nossos acadêmicos, técnicos administrativos, docentes e terceirizados, assim como de seus familiares. Durante o segundo semestre de 2021, vamos começar a preparação para um possível retorno às atividades presenciais em 2022, se a vacinação continuar correndo bem e o quadro de saúde pública continue melhorando.

Assim, a Comissão de Biossegurança da Esan solicita à toda a comunidade acadêmica da ESAN que se cuide, que evite aglomerações e siga os protocolos de prevenção.
Juntos vamos vencer essa batalha!

A Direção da Esan deseja a todos um ótimo retorno às atividades acadêmicas, na modalidade de Ensino Remoto de Emergência (ERE), e um excelente semestre letivo.

A DIREÇÃO

A COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN