Doutorado sanduíche na Escócia
A aluna bolsista Ana Flavia Siqueira Abrahao realiza a pesquisa “O papel das instituições na sustentabilidade da cadeia da carne bovina e as percepções de seus consumidores: um estudo cross-country entre Brasil e Escócia” está fora do país realizando parte de seu trabalho de tese, sob a coorientação da Professora Luiza Toma. A dra. Toma é economista especializada em economia agroambiental pela Katholieke Universiteit Leuven. Seus projetos são voltados a políticas ambiental, comércio agrícola e desenvolvimento rural, economia comportamental aplicada ao desperdício e reciclagem de alimentos, uso da terra e da água, mudança climática para o Governo Britânico, Escocês, Banco Mundial, Comissão Europeia, FAO e OCDE.
Desde sua chegada em Edimburgo, a aluna Ana Flávia já assistiu inúmeras palestras e simpósios que ocorrem regularmente no departamento de Economia da Terra e Política Socioambiental, da SRUC (Scotland’s Rural College), onde segue sua rotina junto a outros acadêmicos.
Essa oportunidade veio através de contatos do trabalho que a estudante do PPGAd participa na EMBRAPA, intitulado “Fortalecimento e Consolidação do Sistema de Inteligência Estratégica em Carne Bovina – CiCarne”, financiado pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG), CNPq (Edital Universal) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e coordenado pelo seu orientador da UFMS, Professor Guilherme Cunha Malafaia.
Após o primeiro trimestre junto a prof. Toma, dois de seus artigos das disciplinas do doutorado foram aprovados para a Conferência Anual da Sociedade de Economia Agrícola do Reino Unido. Ana Flávia concorreu a uma bolsa que acabou por garantir a ela: inscrição no evento, passagens e hospedagem em Leuven, Bélgica.
No estágio do sanduíche participa ainda como ouvinte nas aulas de Food Security Interrelationships, Statistics Training Sessions, Graphical Methods for Multivariate Data, dentre outras. Em março de 2020 foi contemplada com um curso na Universidade de Cambridge – Structural Equation Modelling in R, no Centro de Pscicometria da Instituição, realizado antes da pandemia.