Pesquisadores do PPGAD, PPGCC e Profiap da ESAN/UFMS visitantes na Austrália – University of Canberra

Postado por: Cibelly Urias

Os professores do PPGAD, PPGCC e Profiap da ESAN,  Márcia Bortolocci Espejo e Robert Armando Espejo estão realizando um período como pesquisadores visitantes na Austrália. Trata-se de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq cujo título é “Controle Gerencial, Fomento e Agricultura Familiar Orgânica: Uma Proposta de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico Sustentável”. Este projeto foi aprovado pelo CNPq no Edital Humanidades-CNPq 2022 – https://humanamente.fiocruz.br/projetos_aprovados/?linha= 104, com período de execução em 2023 e 2024.

O projeto conta, em sua equipe, com professores da UFMS, IFMS, UFPR, University of Canberra, alunos de pós-graduação – doutorado da UFMS (PPGAD) e da FEA/USP.

Em estudo inicial do grupo de pesquisa com agricultores familiares (Queiroz, Espejo, 2022), foi possível identificar que o controle gerencial possui um efeito mediador na relação entre fomento e performance. Contudo, nas entrevistas com agricultores familiares orgânicos, percebeu-se comportamento diferenciado com relação aos construtos investigados. Ainda, por entender que a agricultura familiar orgânica é uma solução para o grande desafio da segurança alimentar, promovendo proteção ambiental, saúde populacional e fixação do homem no campo, o foco do presente projeto se dá no estudo de agricultores familiares orgânicos.

Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo busca desenvolver políticas públicas para a agricultura familiar orgânica a partir da compreensão da relação entre fomento, controle gerencial e desempenho de agricultores familiares. Utilizar-se-á, como benchmarking, as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável neste sentido desenvolvidas pela Austrália, país com a maior área plantada em hectares do mundo na área de orgânicos (FIBL, 2021).

Em 2023 e 2024, no Brasil, estão sendo conduzidas entrevistas com atores institucionais da agricultura familiar orgânica como a que ocorreu em agosto de 2023 com o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais do MS, Sr. Humberto de Mello Pereira (foto), Sra. Karla Nadai, assessora de agricultura da Semadesc- Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como Sra. Adriana Aparecida Mansano Rosa, chefe do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Neste período de janeiro-março, dois professores da ESAN/UFMS, professores doutores Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Robert Armando Espejo, estão realizando entrevistas e análises documentais com atores institucionais da agricultura orgânica na Austrália, por meio de parceria com a University of Canberra. Os pesquisadores estão investigando os elementos relativos ao trabalho institucional (político, cultural e técnico) voltados à promoção da agricultura familiar orgânica na Austrália e no Brasil. Também no Brasil e na Austrália, por meio de survey e/ou entrevistas com agricultores familiares orgânicos, o foco será buscar as proxies informacionais de controle gerencial empregadas, o fomento que subsidia tais agricultores e a sua performance no período analisado.

Alguns resultados do projeto já podem ser observados. Foram apresentados os seguintes artigos em eventos nacionais e internacionais:

1)    SEMEAD-2023 – Artigo: AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA NO BRASIL: mapeamento das atividades, produtores e certificadoras por região geográfica.

2)    SOBER-Nordeste-2023 – Artigos:

1- DIVERSIDADE NA AGRICULTURA ORGÂNICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM DIFERENTES REGIÕES

2- MAPEAMENTO DOS ATORES INSTITUCIONAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA A PARTIR DA CATEGORIZAÇÃO DO INSTITUTIONAL WORK

Por fim, políticas públicas serão propostas no Brasil voltadas ao fomento, controle gerencial e desempenho dos agricultores familiares orgânicos, as quais serão apresentadas aos órgãos competentes de forma a sensibilizá-los na direção da promoção do desenvolvimento econômico sustentável nesta área. Trata-se de uma pesquisa com caráter de impacto social, aliando as áreas de conhecimento da Administração (agronegócio), Contabilidade (controle gerencial) e Administração Pública,  que pode trazer para o Brasil experiências que a Austrália tem vivenciado/já vivenciou em seu contexto e que podem servir de benchmarking.