Segundo Café Franco-Brasileiro (26/11)

Postado por: Danilo Marroni

Apesar de sua relevância social e econômica, o agronegócio é frequentemente questionado pelo seu impacto sobre o meio-ambiente. Do outro lado, os jovens estão cada vez mais preocupados com as mudanças climáticas, que deverão impactar diretamente suas vidas num futuro cada vez mais próximo.

Em função do impacto da agricultura sobre a preservação ambiental e as mudanças climáticas, é importante conhecer a posição dos jovens produtores. Assim, a realização de debates entre pesquisadores franceses, brasileiros e africanos, sobre a jovens produtores e o meio-ambiente, tem por objetivo entender melhor a situação nos diferentes países e conhecer as políticas nacionais para favorecer a implantação dos jovens numa produção sustentável.

Os debates são organizados pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da UFMS, no Brasil, e o LEREPS (Laboratoire d’Étude et de Recherche sur l’Économie, les Politiques et les Systèmes Sociaux) em Toulouse, na França. O LEREPS agrega pesquisadores de 5 universidades.

Os debates são semestrais, com o segundo a ser realizado no dia 26 de novembro, com o tema: “Young farmers and the environment. O evento é gratuito e a primeira hora será reservada a apresentação dos palestrantes e a perguntas especificas sobre cada apresentação. A segunda hora será reservada ao debate, com perguntas gerais e opiniões dos participantes.

Quem quiser participar deve se inscrever no link: https://forms.gle/S2cUxAhm9JfNiijw5 .

O debate será em inglês, com a possibilidade de fazer as perguntas por escrito, em português. O link de acesso ao debate é:

https://ut-capitole-fr.zoom.us/j/96389049322?pwd=VEFpbkgyVllLNFR2aU96Z0Jacis5UT09

 

Para maiores informações, favor contatar Olivier Vilpoux pelo e-mail o.vilpoux@gmail.com.